Nenhum resultado encontado
Não encontramos nenhum resultado para a sua pesquisa
descubra as
As experiências são momentos únicos, que colecionamos ao longo do caminho, que moldam a nossa essência pelas emoções que nos fazem viver.
Produtos
Municípios
Contemple o visionamento de um filme sobre o pastoreio na Serra da Estrela, que é procedida pelo acompanhamento da produção diária de queijo e/ou requeijão (consoante Época de Alavão), através do mezanino, estando incluída a explicação da operação produtiva por um técnico da Queijaria. Finalmente, um momento de degustação dos principais produtos comercializados.
“Vamos descobrir os Míscaros” é uma atividade proporcionada pelo Município de Sátão e que se insere na programação da Feira do Míscaro. Esta é uma atividade que proporciona aos participantes a apanha de míscaros com especialistas sobre o assunto, e que procura assim sensibilizar os participantes para uma apanha de míscaros cuidada e sustentável, além de dar a conhecer alguns recantos escondidos do concelho. Após realizada esta atividade será realiza uma outra, com a participação de um chef de cozinha convidado pelo município, que irá confecionar os cogumelos que foram recolhidos durante a primeira parte da atividade."
“Vamos aos Míscaros” realiza-se, por norma, no primeiro domingo de novembro, em Barranha, freguesia de Eirado, concelho de Aguiar da Beira e pretende valorizar o património natural, material e imaterial da aldeia, através de atividades tradicionais à volta da natureza, gastronomia, produtos endógenos e do convívio social. A atividade proporciona aos participantes a apanha de míscaros com coletores locais, um almoço convívio servido com o típico arroz de míscaros e outras iguarias, um magusto tradicional, animação musical e mercadinho de produtos locais. A iniciativa integra o plano de atividades da aldeia, que pertence à Rede das Aldeias de Portugal e é organizada pela Associação de Amigos da Escola da Barranha, com o apoio da ATA - Aldeias de Portugal, ADD - Associação de Desenvolvimento do Dão, da Junta de Freguesia de Eirado e do Município de Aguiar da Beira.
A Castanha é um dos produtos de valor acrescentado para o concelho de Aguiar da Beira e para a aldeia da Barranha, na freguesia de Eirado, nomeadamente as variedades Martaínha e Longal, sendo Denominação de Origem Protegida Soutos da Lapa. Entre outubro e novembro a apanha da castanha é uma das atividades tradicionais das gentes desta "Aldeia de Portugal". "Vamos às Castanhas" permite aos participantes vivenciar com o produtor local a apanha tradicional da castanha, a degustação deste fruto de outono muito apreciado em todo o mundo e a oferta de um magusto.
Apesar de pequeno, o castanheiro da Quinta das Rosas é mote para a comemoração do magusto. Falamos da lenda de São Martinho, esperamos bom tempo e adaptamos o provérbio: "pelo São Martinho, castanhas, fogueira e vinho". A experiência inclui a visita ao castanheiro, conversa sobre a lenda, prova de castanhas e vinho, bem como atividades lúdicas.
A apanha do míscaro (cogumelos silvestres) é uma atividade tradicional na natureza realizada entre os meses de outubro e início de dezembro na aldeia da Barranha, freguesia de Eirado, concelho de Aguiar da Beira. Esta "Aldeia de Portugal" tem como espécie predominante o "míscaro amarelo", muito apreciado na gastronomia regional e por visitantes que, nesta altura, se deslocam para a apanha muitas vezes desenfreada. Nesta experiência com coletores locais, é possível também colher cepas/boletus, tortulhos, sanchas, entre outras espécies comestíveis. A atividade proporciona ainda aos participantes apreciar a gastronomia local, nomeadamente o típico arroz de míscaros, e levarem para casa os míscaros colhidos e a receita gastronómica.
Explore a esplêndida beleza natural e mergulhe no aroma do nosso pomar enquanto desvenda os segredos da produção das maçãs Bravo de Esmolfe. Desfrute da emoção da colheita e vista a pele de um verdadeiro produtor e selecione as suas maçãs favoritas, saboreando a sua frescura inigualável. Delicie-se com um autêntico piquenique e saboreie os produtos locais inspirados na maçã Bravo de Esmolfe.
Esta experiência, se realizada na Quinta das Rosas, inclui visita ao pomar, conversa sobre o tema e prova de maçã; se realizada na Loja e Galeria Amora Brava, inclui visita virtual à Quinta das Rosas, conversa sobre o tema e prova de maçã. Para grupos de crianças existirão atividades lúdicas.
Esta experiência, se realizada na Quinta das Rosas, inclui visita ao pomar, conversa sobre o tema e prova de maçã; se realizada na Loja e Galeria Amora Brava, inclui visita virtual à Quinta das Rosas, conversa sobre o tema e prova de maçã. Para grupos de crianças existirão atividades lúdicas.
Não encontramos nenhum resultado para a sua pesquisa